Conteúdos:
- Reconhecer e representar triângulos.
- Utilizar corretamente os termos «ângulo interno», «ângulo externo» e «ângulos adjacentes a um lado» de um triângulo.
- Classificar triângulos quanto aos lados e identificar e representar triângulos isósceles, equiláteros e escalenos, reconhecendo os segundos como casos particulares dos primeiros.
- Classificar triângulos quanto aos ângulos e utilizar corretamente os termos «triângulo retângulo», «triângulo acutângulo» e «triângulo obtusângulo».
- Descrever relações entre os lados e os ângulos de um triângulo e usá-las na resolução de problemas.
- Reconhecer que a soma dos ângulos internos de um triângulo é igual a um ângulo raso.
- Reconhecer que num triângulo retângulo ou obtusângulo dois dos ângulos internos são agudos.
- Reconhecer que um ângulo externo de um triângulo é igual à soma dos ângulos internos não adjacentes.
- Reconhecer que num triângulo a soma de três ângulos externos com vértices distintos é igual a um ângulo giro.
- Saber que num triângulo ao maior lado se opõe o maior ângulo e ao menor lado se opõe o menor ângulo, e vice-versa.
- Saber que num triângulo a medida do comprimento de qualquer lado é menor do que a soma das medidas dos comprimentos dos outros dois («desigualdade triangular») e maior do que a respetiva diferença.
- Reconhecer os critérios de igualdade de triângulos e usá-los na construção de triângulos e resolução de problemas.
- Construir triângulos dados os comprimentos dos lados, reconhecer que as diversas construções possíveis conduzem a triângulos geometricamente iguais e utilizar corretamente, neste contexto, a expressão «critério LLL de igualdade de triângulos».
- Construir triângulos dados os comprimentos de dois lados e a amplitude do ângulo por eles formado e reconhecer que as diversas construções possíveis conduzem a triângulos geometricamente iguais e utilizar corretamente, neste contexto, a expressão «critério LAL de igualdade de triângulos».
- Construir triângulos dado o comprimento de um lado e as amplitudes dos ângulos adjacentes a esse lado e reconhecer que as diversas construções possíveis conduzem a triângulos geometricamente iguais e utilizar corretamente, neste contexto, a expressão «critério ALA de igualdade de triângulos».
- Reconhecer que, em triângulos geometricamente iguais, a lados geometricamente iguais se opõem ângulos com a mesma amplitude e reciprocamente.
- Classificar os triângulos quanto aos lados utilizando as amplitudes dos respetivos ângulos internos.
- Construir triângulos e compreender os casos em que é possível a sua construção, apresentando e explicando ideias e raciocínios.
- Identificar, dado um triângulo e um dos respetivos lados, a «altura» do triângulo relativamente a esse lado (designado por «base»), como o segmento de reta unindo o vértice oposto à base com o pé da perpendicular traçada desse vértice para a reta que contém a base.
- Resolver problemas.
- Identificar triângulos geometricamente iguais (ou congruentes), a partir de uma correspondência entre os vértices de um e os vértices do outro, para a qual os lados e os ângulos correspondentes são geometricamente iguais (ou congruentes).
- Reconhecer que em triângulos geometricamente iguais (ou congruentes) a lados com comprimentos iguais se opõem ângulos com amplitudes iguais e reciprocamente.
- Construir triângulos com régua e compasso, dados os comprimentos dos lados e reconhecer que as diversas construções possíveis conduzem a triângulos geometricamente iguais (ou congruentes). Conhecer e utilizar corretamente o critério LLL de igualdade (ou congruência) de triângulos.
- Construir triângulos com régua e compasso, dados os comprimentos de dois lados e a amplitude do ângulo que eles determinam e reconhecer que as diversas construções possíveis conduzem a triângulos geometricamente iguais (ou congruentes). Conhecer e utilizar corretamente o critério LAL de igualdade (ou congruência) de triângulos.
- Construir triângulos com régua e compasso, dados o comprimento de um lado e as amplitudes dos ângulos adjacentes a esse lado e reconhecer que as diversas construções possíveis conduzem a triângulos geometricamente iguais (ou congruentes). Conhecer e utilizar corretamente o critério ALA de igualdade (ou congruência) de triângulos.
- Resolver problemas, envolvendo a igualdade geométrica (ou congruência) de triângulos.