Conteúdos:
- Reconhecer a natureza multiplicativa da relação de proporcionalidade direta (‘uma grandeza diretamente proporcional a outra da qual depende’) e compreender o significado da constante de proporcionalidade.
- Distinguir relações de proporcionalidade direta daquelas que não o são.
- Reconhecer e utilizar algumas propriedades da relação de proporcionalidade direta, para simplificar os cálculos.
- Compreender o significado de razão no contexto de problemas e reconhecer a relação de proporcionalidade direta a partir da razão entre as medidas (para unidades previamente fixadas) das grandezas envolvidas, identificando a constante de proporcionalidade.
- Identificar uma proporção como uma igualdade entre duas razões não nulas, utilizar corretamente os termos «extremos», «meios» e «termos» de uma proporção e reconhecer e utilizar a Propriedade Fundamental das Proporções (PFP).
- Determinar uma quantidade, dada uma outra que lhe é proporcional e conhecida a constante (ou razão) de proporcionalidade (ou seja, determinar o termo em falta numa dada proporção) usando a PFP (eventualmente, usando a regra de três simples).
- Reconhecer que se uma grandeza é diretamente proporcional a outra então a segunda é diretamente proporcional à primeira e as constantes de proporcionalidade são inversas uma da outra.
- Identificar pares de grandezas mutuamente dependentes distinguindo aquelas que são diretamente proporcionais.
- Resolução de problemas envolvendo a relação de proporcionalidade direta, usando o raciocínio proporcional em situações representadas na forma de texto, tabelas ou gráficos, transitando de forma fluente entre diferentes representações.