-
Campeonato de cálculo mental - 2.ª edição
C. M. Calouste Gulbenkian - Braga 2018
-
Campeonato de cálculo mental - 1.ª edição
CIM do AVE - Fafe 2018
-
Campeonato de cálculo mental - 2.ª edição
CIM do AVE - Vila Nova de Famalicão 2019
-
Campeonato de cálculo mental - 3.ª edição
Altice Forum Braga - Braga 2019
ARITMÉTICA MENTAL
O Cálculo Mental é essencial para o desenvolvimento do sentido de número e é bastante útil na nossa vida quotidiana. Devemos estimular e desenvolver, numa primeira fase, a aritmética mental/factos básicos e, posteriormente, desenvolver e estimular o cálculo mental aproveitando e discutindo as diferentes estratégias utilizadas.
Nos documentos curriculares encontramos várias referências ao Cálculo Mental e á sua importância:
No Programa de Matemática para o Ensino Básico (DL 139/2012), “é fundamental que os alunos adquiram durante estes anos fluência de cálculo e destreza na aplicação dos quatro algoritmos, próprios do sistema decimal, associados a estas operações. Note-se que esta fluência não pode ser conseguida sem uma sólida proficiência no cálculo mental. Os professores são pois fortemente encorajados a trabalhar com os seus alunos essa capacidade, propondo as atividades que considerarem convenientes e apropriadas a esse efeito.”
Segundo as Aprendizagens Essenciais (Despacho n.º 8209/2021) que entram em vigor em 2022/2023 para os 1.º, 3.º, 5.º e 7.º anos de escolaridade; em 2023/2024, para os 2.º, 4.º, 6.º e 8.º anos de escolaridade; em 2024/2025, para o 9.º ano de escolaridade: “Destaca-se a importância do cálculo mental, a desenvolver desde os primeiros dias de escola e a perseguir ao longo dos anos, ampliando-se progressivamente o leque das estratégias que os alunos podem mobilizar e o universo numérico da sua aplicação. Os algoritmos das operações são abordados a partir do 3.º ano, após a construção com compreensão.”
Bons cálculos!!!