Conteúdos:
- Usar tabelas de contagem para registar e organizar os dados recolhidos (à medida que são recolhidos ou após a elaboração de uma lista), para responder a uma questão estatística.
- Identificar a «frequência absoluta» de uma categoria/classe de determinado conjunto de dados como o número de dados que pertencem a essa categoria/classe.
- Introduzir a ideia de tabela de frequências absolutas a partir da sistematização de tabelas de contagem.
- Construir, ler e interpretar tabelas de frequências absolutas.
- Retirar informação de tabelas de contagem, gráficos de pontos e pictogramas, identificando a característica em estudo e comparando as frequências absolutas das várias categorias/classes observadas.
- Identificar a «frequência relativa» de uma categoria/classe de determinado conjunto de dados como o quociente entre a frequência absoluta dessa categoria/classe e o número total de dados.
- Determinar a frequência relativa em fração e, quando possível, a sua conversão numa fração equivalente de denominador 100, de modo a relacionar com a percentagem ("por cento").
- Construir tabelas de frequências (absolutas e relativas) para registar e organizar os dados e limpar de gralhas detetadas, reconhecendo que a soma das frequências absolutas é igual ao número de dados e que a soma das frequências relativas é igual a 1 (ou 100%).
- Ler e interpretar tabelas de frequências (absolutas e relativas).
- Construir, ler e interpretar gráficos de barras de frequências relativas.
- Resolver problemas envolvendo o cálculo de frequências.
- Construir, ler e interpretar tabelas de frequências para comparar dois ou mais conjuntos de dados.
- Construir, ler e interpretar gráficos de barras justapostas de frequências relativas para comparar dois ou mais conjuntos de dados.
- Resolver problemas, envolvendo a comparação de frequências relativas entre conjuntos de dados de tamanhos diferentes.